quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FAMECOS lança novos cursos de pós


A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (FAMECOS), reconhecida no Brasil pela excelência nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Tecnologias Audiovisuais, entra com tudo na área dos cursos de especialização. Depois de formar mais de 11 mil alunos na graduação e festejar um programa de mestrado que completou 15 anos em 2009, além do doutorado que existe há 10, a Famecos apresenta cinco novidades para quem busca uma pós-graduação em 2010 (texto extraído do portal de conteúdo Eu Sou Famecos).

Os cursos oferecidos são, respectivamente:

- Jornalismo Digital
- Especialização em Jogos Digitais
- Especialização em Branding de Conexão
- Cinema Expandido
- Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem



Eu vou ministrar uma disciplina na Especialização em Branding de Conexão.
Abaixo vai um resumo do curso e o programa completo da minha disciplina.

ESPECIALIZAÇÃO EM BRANDING DE CONEXÃO
A mudança crescente e rápida, nos últimos anos, nas formas com as quais os consumidores buscam e selecionam informações em seu dia-a-dia também se reflete na maneira como se relacionam com as marcas. O crescimento da penetração de posse de telefones celulares, as novas tecnologias (como a 3G), o aumento da fabricação de aparelhos que reproduzem mídias, a possibilidade de se assistir TV em movimento, de se escutar FMs de outros países, a convergência de mídias como um todo provoca a necessidade de novos modelos de gestão de marcas ― e a propaganda tem que se instrumentalizar para planejar, criar e comunicar marcas nesse novo contexto. O curso tem como público-alvo profissionais graduados da área de Publicidade e Propaganda, que trabalham no trade de comunicação ou nas áreas de comunicação e Marketing de empresas.

Coordenação: Prof. Me. Cassio Sclovsky Grinberg

Período do curso: Março de 2010 a Junho de 2011

A minha disciplina se chamará Criação e Produção Conectada.
Confira abaixo o que vem por aí...

Assim como o planejamento deve estar conectado, a criação e a produção também devem estar. Os canais mudaram, e os insight criativos devem ser potencializados para cada um desses novos canais. Uma marca não pode esperar poder se comunicar da mesma forma em diferentes canais. As mídias “em movimento” pedem um modelo de produção e criação diferente.

Conheça o conteúdo das aulas:

AULA 1
Conceitos Básicos iniciais; Contextualização Histórica; Reconfigurações dos Pólos Emissores e Produtores; Redes Sociais, Interfaces Digiatais e Conexões; Netnografia; Netqueta; Linguagens Líquidas; Inteligência Coletiva; Prosumer versus Lovemarks.

AULA 2
Yes Midia e Mídias Contemporâneas; Etapas de Produção (pré-produção, produção, pós-produção); diferenças entre Conteúdos Nativos e Conteúdos Transpostos; Narrativas Transmidiáticas.

AULA 3
Apresentação e discussão sobre cases de Criação e Produção Conectada.

AULA 4
Trabalho de Conclusão da disciplina: Etapa 1 – Planejamento / Start.
Trabalho de Conclusão da disciplina: Etapa 2 – Elaboração.
Apresentação do Trabalho de Conclusão da disciplina.
Mini-Seminário. Fechamento. Aula Final.

Metodologia
Aulas expositivas, leituras dirigidas, discussões e debates, seminários, apresentação de cases, elaboração de trabalho de conclusão em grupo.


Bibliografia

ANDERSON, Chris. Free. São Paulo: Campus, 2009.

BERKELEY UNIVERSITY. Living and learning with new media: summary of findings from the digital youth project. Online. Boston: Berkeley, 2008.

HANSEN, Mark. Bodies in code: interfaces with new media. New York: Routledge, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

______________. Fans, bloggers, and gamers. New York: New York University, 2006.

KEVIN, Roberts. Lovemarks: o futuro além das marcas. São Paulo: M. Books, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

NEUMEIER, Marty. The Brand Gap: o abismo da marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. online. 2009.

_______________. Do they really think different? online. 2009.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.


Assista, abaixo, matéria sobre os novos cursos exibida no Diário do Campus da PUCRS.




Saiba tudo sobre o curso (professores, disciplinas, vagas, etc), inclusive sobre como se inscrever, acessando o hot-site desenvolvido especialmente. Para isso, clique aqui.

Conheça mais sobre as outras especializações clicando aqui.

ATENÇÃO
Lembre-se que as vagas são limitadas e as inscrições terminam dia 05/03/2010.
Portanto, os interessados devem ser ágeis.

2 comentários: