segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

AVATAR




Quem me conhece sabe que sou extremamente exigente quando o assunto é cultura. Sou, também, bastante crítico com os produtos produzidos por Hollywood. Porém, não posso deixar passar em branco um acontecimento recente. AVATAR mexeu comigo de verdade. Não lembro se já havia ido ao cinema mais de uma vez para rever o mesmo filme. Já assisti AVATAR duas vezes e devo ir novamente no próximo fim de semana.

Como já comentei nos posts iniciais de 2010, o blog ficará, digamos, à deriva até fevereiro, pois estou envolvido de corpo e alma na finalização da minha dissertação de mestrado. No entanto, não poderia deixar de expressar minha admiração e encantamento com o filme. O grande pecado de Hollywood é sempre esquecer que efeitos especiais são um recurso narrativo e não o objetivo de se produzir um filme. AVATAR conseguiu utilizar com maestria a tecnologia, inovar dentro do possivel e apresentar uma obra recheada de intertextos, clichês atualizados e lição de moral renovada.


Eu já havia assistido a filmes 3D na Disney lá pelo início dos anos 90. Porém, o que AVATAR propõe é um novo patamar narrativo. Honestamente, sendo bem tiete, vai ser difícil encarar novos filmes em 2D (salvo os clássicos, que como o nome já diz, são clássicos). Titanic é como uma pantufa velha: na frente dos outros, todo mundo diz que é cafona, mas lá no fundo, acha gostoso. James Cameron havia me provocado uma catarse semelhante anteriormente. Mas em AVATAR ele superou todos os horizontes de expectativa. E devo confessar uma coisa: amo minha esposa Luciana, mas estou completamente apaixonado pela criatura aí abaixo...




A trilha sonora de James Horner é simplesmente impecável.

A estratégia de marketing digital adotada no lançamento também está primorosa. Passando pelos já batidos - mas eficientes - souveniers como Wallpapers, temos a trilha sonora (em formato físico e digital release) e um game que já estou louco para comprar, disponível para uma infinidade de plataformas, incluindo o iPhone.

Assista abaixo a alguns vídeos bem interessantes sobre a obra. Não tenho mais nada a comentar, não vou analisar nada. Precisa? Para mim, AVATAR é a prova de que embora seja complicado ser criativo atualmente, ainda existe vida pensante além dos bits que nos invadem diariamente.

Game para iPhone




Trailer




Vale a pena olhar:








2 comentários:

  1. Oi Ticiano!! Tudo bem? A gente se conheceu no Seminário de Blogs, na Feevale; não sei se tu lembra. Estávamos no mesmo GT; eu lembro do teu trabalho sobre twitter e música. Gostei do teu texto sobre Avatar. Também curti o filme, apesar de alguns clichês. Em Santa Maria, não tem cinema 3D, é uma pena. Eu também escrevi sobre o filme no meu blog.http://silvanadalmaso.blogspot.com. O que tu queres dizer com lição de moral renovada?

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer aquela velha (mas sábia e ainda eficiente) lição de moral do bem vencendo sobre o mau, do correto superando o incorreto. Just it. Thanks pelos comentários! :)

    ResponderExcluir