segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Intercom 2009 - Review (parte 1)



Estou postando direto da casa da Adriana Amaral que me hospedou com muito conforto e carinho nos últimos dias aqui em Curitiba. Eu já havia estado aqui fazem alguns anos quando vim receber o prêmio nacional de vanguarda Lucky Strike Lab. Só que naquela ocasião foi uma correria tremenda e mal pude conhecer a cidade.

O Intercom também foi corrido, mas dessa vez deu para passear e conhecer alguns lugares. A cidade é limpa e bem bonita. Meu voo da TAM atrasou em 1h. Como consequência, quando cheguei na Universidade Tuiuti um auditório lotado já estava ansioso a minha espera para a palestra que dei sobre "Musica, Redes Sociais e Linguagens Liquidas". Quem perdeu terá uma nova chance no SET UNIVERSITARIO na PUCRS/FAMECOS.


Palestra na UTP foi sucesso absoluto

Agradeço, novamente, o carinho do público da UTP e em especial à Adriana Amaral pelo convite. Também não posso deixar de mandar um super-uber obrigado para a Georgia Natal que foi uma santa e me conduziu do aeroporto até a palestra. Inclusive, ela está desenvolvendo um trabalho sobre Lovemarks fantástico. Quando ela publicar a sua dissertaçao (em brerve) postarei aqui para compartilhar com meus amigos leitores.

O Intercom foi um sucesso absoluto. Encontrei várias pessoas conhecidas e a troca de informações e conhecimento foi enorme. Mais de 4000 pessoas compareceram à Universidade Positivo. O GT de Cibercultura (do qual faço parte) estava excelente. A abertura do evento teve como ápice uma palestra com o pensador frances Dominique Wolton. Nada de novo no front. A conclusão geral a que chegamos (eu e meus amigos) é que, embora seja necessário existirem forças opositoras à cibercultura, esse discurso fatalista de que a tecnologia não está ajudando as pessoas soa datado e sem sal.


Wolton não empolgou

A Gang PNB (e nem sonhe em descobrir o que essa sigla significa, pois isso é só para os pertencentes ao grupo) arrasou. Quem faz parte dela: Adriana Amaral (UTP), Andre Pase (PUCRS), Maria Clara Aquino (PUCRS), Roberto Tietzmann (PUCRS), Paula Puhl (FEEVALE) e Sandra Montardo (FEEVALE) contou com dois novos integrantes, batizados e aceitos no grupo durante o Intercom: Cíntia Carvalho e Humberto Keske (ambos da FEEVALE). Este bando de professores pesquisadores promoveu uma revolução cultural em Curitiba.


Gang PNB: agora com uniforme próprio

Como sempre, um dado recorrente se repetiu em Curitiba: pessimo atendimento em casas noturnas e restaurantes. O povo brasileiro ainda precisa comer muito feijão com arroz. Em contrapartida, os nativos daqui foram cordiais e simpáticos.

A festa "RGB" da FACINTER (organizada pelo Gustavo Lopes, gente finíssima) lotou o Jokers. Adriana Amaral (aka Lady A) animou a pista de dança. Re-encontrei o admiravel e querido André Lemos. Festa animada e o povo se acabou dançando e comemorando.


Adri Amaral (aka Lady A) comanda as pick-ups...


... e o povo se acaba na dancefloor


No dia seguinte (depois de apenas miseras 4 horas de sono) lá fomos nós para um dos pontos altos do Intercom: a mesa "Teorias e Metodologias em Cibercultura". Adriana Amaral, Alex Primo (UFRGS), Maria Clara Aquino e Sandra Montardo apresen
taram suas considerações e resultados preliminares. Em resumo, online e offline não podem mais ser analisados em separado. A netnografia (estudo antropológico realizado na web) e a etnografia (o mesmo só que no mundo offline) também abandonam essa separação conceitual e unem-se como um estudo interdisciplinar no qual todos os ângulos devem ser levados em conta pelo bom pesquisador. Sandra apresentou estratégias sobre coletas eficientes de dados e como proceder com o target entrevistado. Adriana ressaltou esse novo pensar segundo o qual tudo deve ser levado em conta. Maria Clara comentou sobre seu belo trabalho de doutorado (em fase inicial) que pretende clarificar uma metodologia específica para os estudos da cibercultura. Alex Primo promoveu um discurso excelente e muito bem humorado, destacando que o que interessa não é o objeto em si, mas as relações em torno do objeto estudado. Disse, ainda, que mestrandos e doutorandos devem ser levados a sério e, com embasamento e coerência, podem confrontar idéias aparentemente consolidadas mesmo que provenham de autores legitimados. Aliás, cabe ressaltar que a Adriana Amaral me encanta, pois como ela, sempre defendi essa união entre cibercultura, comunicação social, antropologia e sociologia.


Mesa debateu sobre novos caminhos para
metodologia em estudos da cibercultura
(Alex, Adriana, Maria Clara e Sandra)


A prova de que o assunto metodologia é relevante (e só é chato quando empoeirado por velhos paradigmas caducos e ultrapassados) foi uma sala lotada em pleno domingo pós festerê. Em resumo, a escolha da mesa foi muito feliz e saí de lá com a certeza de que estamos evoluindo, e mais: bons pesquisadores tem plenas condições de desenvolverem suas próprias metodologias com eficiência e primor. Metodologia chata? Incomodada ficava a sua vó.

A mesa (assim como outras) foi transmitida em live stream pelo Andre Pase. Quem viu, viu. Quem não viu, fique atento aos próximos capítulos dessa minisserie que ainda vai render muito.

O último destaque (pois o evento é imenso e não vou relatar cada detalhe mínimo) se refere a um encontro pela qual estava esperando ansiosamente e que se concretizou no Intercom: finalmente eu e a Simone Pereira de Sá conseguimos nos conhecer. A Simone é uma referência para mim no que se refere ao estudo de música e cibercultura. Ela leciona na UFF - Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Este primeiro encontro é apenas o início de uma parceria que com certeza renderá um trabalho conjunto pautado pelo carinho, respeito e admiração, e claro, uma amizade bacana.


Simone Sá e eu - música e cibercultura em alto e bom som

A Simone apresentou um trabalho interessantíssimo sobre sleeveface (pratica na qual as pessoas tiram fotos utilizando capas de álbuns musicais em formato vinil como adereços, causando ilusões óticas em que a capa se integra ao corpo do fotografado). Ela apresentou esse artigo dentro do GT Culturas Urbanas.


Simone apresenta trabalho no Intercom...


... sobre sleevaface

Saiba + s
obre Sleeveface: sleeveface.com

Leia o artigo da Simone clicando aqui.

Conheça + sobre o trabalho dela clicando aqui.


Uma coisa legal que merece ser citada é que muitas pessoas estavam produzindo conteúdo em tempo real, seja no Twitter, Orkut, Facebook e em transmissões de live stream. Desse modo, quem não esteve presente no evento pode acompanhar os detalhes como se estivesse lá. Um viva para a tecnologia. Até flashmobs rolaram. Divertido e educativo. Ponto para a gente.

Como eu encontrei uma tonelada de pessoas, fica complicado citar a todos. Assim sendo, postarei (aqui no blog) em breve algumas fotos que ilustram esse momento único que vivemos nos últimos dias. Para aqueles mais ansiosos (possuidores de perfis no Orkut) que desejarem uma cobertura fotografica ampliada, coloquei as fotos no meu Orkut (perfil #2).

Veja as fotos clicando aqui.


A Adriana Amaral também fez um ótimo review do evento. Va lá no blog dela para ler mais.
Clique aqui e boa leitura.



Acesse o site do Intercom clicando aqui.

Direto de Curitiba, Ticiano Paludo.

Próximo evento: 3º Seminario de Blogs da FEEVALE. Estarei lá apresentando o trabalho "Twitter Music". Fiquem atentos, amados leitores.

PS - Livros que comprei na Intercom.


Uma das melhores coisas de participar de eventos como o Intercom é que sempre tem bancas vendendo livros legais com preços em sua maioria honestos. Abaixo vai uma lista das aquisiçoes que fiz nesta edição de 2009:


RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
(lançamento excelente da Raquel Recuero; quem deseja entender como ocorrem as relações nas redes sociais deve ler pra ontem)



JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999.
(abordagem completissima sobre todos os espectros referentes à estética)




HEINICH, Nathalie. A sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008.
(ótima relação entre sociologia e arte)


BENJAMIN, Walter. O conceito de critica de arte no romantismo alemão. São Paulo: Iluminars, 2002.
(Genial achado. Trata-se de nada mais nada menos do que a tese de doutorado de Benjamin. Precisa dizer mais alguma coisa?)


AGRA, Lucio. Historia da Arte do Seculo XX. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
(Fazia tempo que procurava uma obra assim. O autor passeia pelas diversas escolas do impressionismo ao pós-modernismo. Recomendo)



SIBILIA, Paulo. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2008.
(O título já diz a que veio. Corra e leia já)


BORELLI, ROCHA, OLIVEIRA (org). Jovens na cena metropolitana: percepções, narrativas e modos de comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009.
(Obviamente ainda não li, mas analisando o sumário, fiquei empolgado. Estudo bacana sobre comportamento jovem. Indico)


Alem disso, encontrei um DVD duplo chamado "O poder do Mito", lançamento da TV Cultura que traz entrevistas com um dos papas sobre o assunto, Joseph Campbell. Será muito bem utilizado em minha futura tese.


3 comentários:

  1. TICI: o evento foi muito massa, achei que iria me divertir tanto, mas foi além das expectativas. bjooo

    ResponderExcluir
  2. um beijo querido! nos vemos em POA, legal q vc gostou daqui, assim pode voltar mais vezes! georgia.

    ResponderExcluir
  3. Legal o post! Espero rever todo mundo em breve!

    Bj,
    Simone

    ResponderExcluir