quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Curtindo a Vida Adoidado

Pois ontem, eu e minha amada esposa Luciana tiramos a tarde para um passeio cultural. Fomos visitar a mostra "Arte na França 1860 - 1960: O Realismo" em exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e, depois, próximo dali, fomos no Santander Cultural para ver a exposição "Reflexio - Imagem Contemporânea na França".


MARGS - Porto Alegre / RS


Quem me conhece sabe que "sou um chato" e para que alguma obra artística me impressione, precisa se puxar muito. Fiquei emocionadíssimo ao me deparar com "Passeio ao Crepúsculo" de Van Gogh. Eu simplesmente amo o trabalho desse cara, acho genial. No entanto, embora passear com a Luciana (no crepúsculo ou em qualquer hora do dia) seja sempre um prazer, a exposição estava um lixo completo. Ainda que figurasse na lista de artistas gente como Miró e Tarsila do Amaral (sou fã de ambos), a escolha das obras (curadoria, o mesmo problema da Bienal do Mercosul, para citar um único exemplo) foi péssima. Resumindo, achei pouca coisa interessante (embora assinada por gente de peso, mas gente de peso não produz - isso faz parte da natureza humana - coisas genais 100% do tempo). Fora a chatice dos seguranças que ficavam o tempo inteiro importunando os "vandalos" que apenas queriam observar as obras: "Não ultrapasse a linha amarela", "Não ultrapasse a linha amarela", "Não ultrapasse a linha amarela", como se nós estivessemos grudados nas obras (isso, pois, as legendas das obras estavam confusas, mal redigidas e em corpo de leitura minúsculo, por isso estavamos nos aproximando).


Passeio ao Crepúsculo (Van Gogh)


Mas a falta de profissionalismo não terminou aí. A desorganização do MARGS merece uma medalha. Era solicitado que os visitantes doassem 1Kg de alimento para entrada. Nós doamos, embora não existisse controle algum sobre isso. O MARGS não sabe o que significa a palavra "sinalização". Assim, pessoas andavam tontas se batendo, sem saber qual direção seguir, se tinham visto isso ou aquilo, uma ciranda ridícula em meio ao labirinto do minotauro. Aconselho a direção do MARGS a conhecer o Itaú Cultural (em São Paulo) para aprender como de fato se organiza uma exposição. Isso sem falar no site, pobre de informações (não existe sequer a relação das obras expostas).



Santander Cultural - Porto Alegre / RS


O Santander Cultural - como de praxe - estava majestoso e organizado. Porém, só ele. A exposição é uma das coisas mais imbecis que vi nos últimos tempos. Conceitualmente fraca e enfadonha. Após visitarmos as "obras de arte" expostas lá, fomos ao famoso Café do Cofre, bistrô que se localiza no interior do Santander Cultural. Caro, mal atendido e ruim.
Ok, pareço um velho rabugento, não é? Desculpe se prezo pela qualidade, coisa que pouco encontrei nesse passeio. Mas, como disse, passar uma tarde ao lado da Luciana supera qualquer problema desses. E ter estado tão perto de um quadro original de Van Gogh valeu à pena.



Luciana e Eu (em outro lugar, pois lá no passeio
era proíbido fotos)


Aliás, tem um livro excelente sobre Van Gogh, que recomendo:


Clique na imagem para mais detalhes

E para fechar, aproveitando o tema "Uma noite no museu", vejam abaixo um passeio realizado por mim e por meu querido amigo Roberto Tietzmann na Bienal de São Paulo 2008 (passeio organizado e civilizado no qual, SIMMM, pode-se fotografar, filmar e o que mais se imaginar, afinal, estamos na era digital).


Um comentário:

  1. bom, pelo menos tu gostou de alguma coisa no passeio, né!hehehe. É incrível mesmo como a arte é capaz de despertar emoções. diante de um quadro, por exemplo, podemos enxergar diversas projeções. É legal ver uma boa obra de arte-ainda mais aqui em Porto.
    Ana Elisa Tartarotti

    ResponderExcluir