
BOX 1824 (Rony Rodrigues)
http://www.box1824.com.br
“INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE EM PESQUISA, PLANEJAMENTO E AÇÕES”
O papo do Rony foi muito interessante. Com boa retórica, cativou a platéia. Particularmente adoro pesquisas em tendências. Abaixo, um resumo do que foi visto.
3 pontos básicos definem a comunicação eficiente de hoje:

SELFEXPRESSION (as pessoas querem se expressar)

COLABORATION (as pessoas gostam de colaborar)

CELEBRATION (as pessoas querem celebrar a vida)
* É importante identificar movimentos culturais em redes sociais (youtube, orkut, facebook, myspace, twitter). Este estudo de antropologia na web é chamado de netnografia. As redes sociais auxiliam na escolha dos códigos de comunicação que devem ser utilizados.
* Atualmente, os games são ótimas ferramentas de medição de tendências (gamming).
* O leitor atual é um leitor de janelas (web-windows).
* A comunicação é uma ferramenta de estímulo.
O comportamento da audiência pode ser dividida segundo a pirâmide abaixo:

1- Audiência ALPHA (pessoas de vanguarda; comportamento único e diferenciado);
2- Audiência BETA (pessoas de média vanguarda; alguns comportamentos diferenciados);
3- Audiência MAINSTREAM (o grande público; pessoas e comportamentos comuns);
Em muitos casos, um comportamento que inicia no topo (ALPHA) dá pistas do que virá a ser valorizado, consumido e percebido nos planos BETA e MAINSTREAM. Portanto, olho atendo aos ALPHAS.
Indicação de leitura do palestrante:

RAPAILLE, Clotaire. O código cultural. Ed. Campus, 2006.
Compre esse livro clicando aqui.
Outra indicação de leitura:
Texto sobre "Metáforas Profundas". Leia clicando aqui.
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http://www.sitedaw.com.br
“INOVAÇÃO E VANGUARDA”
Alguns reclamaram, outros curtiram. Whasington Olivetto sempre me soa interessante. Fez uma apresentação enxuta e, de certo modo, narcisista. Abaixo, as anotações que fiz durante sua exposição. A indicação de leitura foi proveitosa (já encomendei o livro citado e recomendo).
- Independente da TECNOLOGIA, o que importa é a IDÉIA.
Ex: Case Valisere – 1º sutiã (produzido de forma analógica em 1986).
Releitura Case Valisere:
- Devemos ser pertinentes e surpreender.
- Devemos estar antenados com a cultura popular.
- Devemos promover renovações de linguagem.
- Nosso desafio é enfrentar o NOVO e o VELHO (já consagrado).
Indicação de leitura do palestrante:

WESTERFELD, Scott. Tão ontem. Ed. Galera Record, 2007.
Compre esse livro clicando aqui.
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Talent (João Livi)
http://www.talent.com.br
“VANGUARDA CRIATIVA”
Gostei demais do João Livi. Ex-FAMECOS, pontuou questões muito relevantes. Apresentação agradável e extremamente produtiva. Veja abaixo.
Vivemos hoje na ERA DO PÓS-CONSUMO.
Algumas características dessa era:
1- Seu concorrente é todo mundo: mais oferta e variedade do que podemos consumir. Devemos estar no topo da lista de desejos das pessoas comparado a TODOS OS DESEJOS que elas possuem, seja de que ordem ou natureza forem.
2- As pessoas não compram mais produtos. Compram as SENSAÇÕES que a compra desses produtos proporcionam.
3- Não pense 360º. Pense tridimensional.
4- ATITUDE DE MARCA é mais importante do que o discurso de marca.
5- Não é mais campanha e sim HISTÓRIA DO CLIENTE. A agência assume o papel de contador / narrador da história (processo) do cliente.
Citação de Steve Jobs (Apple): “As pessoas não sabem o que elas querem. Você deve dizer o que elas querem”.

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(Walter Longo)
http://www.gruponewcomm.com.br
“INOVAÇÃO E VANGUARDA NA UTILIZAÇÃO DE MEIOS E FERRAMENTAS”
Muito comentado, Walter Longo foi extremamente feliz em seu discurso. Quem pensava que ele era apenas o assistente do Justos para dizer "Você está demitido" se surpreendeu com a brilhante explanação de idéias. "É uma questão de ótica, não de fibra-ótica foi uma das frases mais simples, diretas e eficientes que ouvi nos últimos anos". Acompanhe a seguir.
Pontos relevantes:
1- Tamanho NÃO é documento;
2- As IDÉIAS fazem a diferença;
3- O cliente NÃO tem sempre razão;
4- O que importa é o MODELO DE NEGÓCIO DIFERENCIADO.
- Novo modelo de buzz: comunicação mouse to mouse cria evangelistas da marca.
- O consumidor também é uma mídia.
- Pessoas querem descobrir as marcas e não ser descobertas por elas.
JORNAL vs TV vs WEB:
- O JORNAL é editável, mas não é instantâneo;
- A TV é instantânea, mas não é editável;
- A internet é instantânea e é editável.
INOVAÇÃO = fazer de um jeito diferente o que os outros fazem igual. É mais uma questão de ótica do que de fibra-ótica.
TECNOLOGIA = jeito de pensar, jeito de se relacionar com o mundo e com as pessoas.
• Para pensar: o jornal não é um produto, é um momento.
FUTURO? Conteúdo Hiper-pessoal.
Exemplo da FAO SCHWARZ:

a criança desenha um personagem; este desenho é escaneado, enviado à FAO SCHWARZ, produzido pela FAO e enviado, de forma exclusiva e personalizada.
Veja o site em: http://www.fao.com
Exemplo de novas mídias: www.parkingstripe.com
Sabe aquelas linhas pintadas para delimitar a área de estacionamento do seu carro em shoppings? Pois bem, agora elas também são mídia.



DEVEMOS:
- resgatar os nativos digitais (DIGITAL NATIVES);
- produzir relação;
- estar atentos à revolução do homem influenciada pela tecnologia.
Você sabe o que é NEXIALISMO? Descubra aqui:
http://walterlongo.com.br/artigos/O_Nexialismo_e_o_Marketing.html
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MAIS ALGUMAS IDÉIAS GERAIS APRESENTADAS
NO EVENTO:
- Medimos a aderência dos indivíduos aos comportamentos, tendências e consumo;
- O novo aparece sempre em pequenos percentuais;
- Atualmente, existe uma forte demanda de customização independente de classe social;
- As reações de consumo independem da classe social (por exemplo, tendências ao endividamento podem ocorrer tanto na classe AA como na DD);
- Devemos saber quem são as PESSOAS e não o consumidor;
- Sabemos o que já era, não o que será.



VIVEMOS UM TESARAC
O poeta, autor e compositor Shel Silverstein criou a palavra TESARAC para descrever aqueles períodos da história onde ocorrem mudanças sociais e culturais significativas. Durante a TESARAC a sociedade se torna cada vez mais confusa e caótica, até conseguir se reorganizar. E enquanto isso não acontece, ninguém é capaz de antecipar, com sensibilidade, consistência e precisão, o que virá depois.
+ um site legal pra olhar:
http://www.t3.com
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