terça-feira, 9 de junho de 2009

Festival PP Gramado 2009


BOX 1824 (Rony Rodrigues)
http://www.box1824.com.br

“INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE EM PESQUISA, PLANEJAMENTO E AÇÕES”



O papo do Rony foi muito interessante. Com boa retórica, cativou a platéia. Particularmente adoro pesquisas em tendências. Abaixo, um resumo do que foi visto.


3 pontos básicos definem a comunicação eficiente de hoje:




SELFEXPRESSION (as pessoas querem se expressar)






COLABORATION (as pessoas gostam de colaborar)







CELEBRATION
(as pessoas querem celebrar a vida)





* É importante identificar movimentos culturais em redes sociais (youtube, orkut, facebook, myspace, twitter). Este estudo de antropologia na web é c
hamado de netnografia. As redes sociais auxiliam na escolha dos códigos de comunicação que devem ser utilizados.

* Atualmente, os games são ótimas ferramentas de medição de tendências (gamming).

* O leitor atual é um leitor de janelas (web-windows).

* A comunicação é uma ferramenta de estímulo.

O comportamento da audiência pode ser dividida segundo a pirâmide abaixo:

1- Audiência ALPHA (pessoas de vanguarda; comportamento único e diferenciado);
2- Audiê
ncia BETA (pessoas de média vanguarda; alguns comportamentos diferenciados);
3- Audiência MAINSTREAM (o grande público; pessoas e comportamentos comuns);




Em muitos casos, um comportamento que inicia no topo (ALPHA) dá pistas do que virá a ser valorizado, consumido e percebido nos planos BETA e MAINSTREAM. Portanto, olho atendo aos ALPHAS.


Indicação de leitura do palestrante:





RAPAILLE, Clotaire. O código cultural. Ed. Campus, 2006.

Compre esse livro clicando aqui.




Outra indicação de leitura:

Texto sobre "Metáforas Profundas". Leia clicando aqui.



_________________________________________________________

W/Brasil (Washington Olivetto)
http://www.sitedaw.com.br



“INOVAÇÃO E VANGUARDA”




Alguns reclamaram, outros curtiram. Whasington Olivetto sempre me soa interessante. Fez uma apresentação enxuta e, de certo modo, narcisista. Abaixo, as anotações que fiz durante sua exposição. A indicação de leitura foi proveitosa (já encomendei o livro citado e recomendo).

- Independente da TECNOLOGIA, o que importa é a IDÉIA.

Ex: Case Valisere – 1º sutiã (produzido de forma analógica em 1986).


Releitura Case Valisere:



  • Devemos ser pertinentes e surpreender.
  • Devemos estar antenados com a cultura popular.
  • Devemos promover renovações de linguagem.
  • Nosso desafio é enfrentar o NOVO e o VELHO (já consagrado).

Indicação de leitura do palestrante:



WESTERFELD, Scott. Tão ontem. Ed. Galera Record, 2007.

Compre esse livro clicando aqui.





__________________________________________


Talent (João Livi)
http://www.talent.com.br


“VANGUARDA CRIATIVA”





Gostei demais do João Livi. Ex-FAMECOS, pontuou questões muito relevantes. Apresentação agradável e extremamente produtiva. Veja abaixo.

Vivemos hoje na ERA DO PÓS-CONSUMO.

Algumas características dessa era:


1- Seu concorrente é todo mundo: mais oferta e variedade do que podemos consumir. Devemos estar no topo da lista de desejos das pessoas comparado a TODOS OS DESEJOS que elas possuem, seja de que ordem ou natureza forem.


2- As pessoas não compram mais produtos. Compram as SENSAÇÕES que a compra desses produtos proporcionam.


3- Não pense 360º. Pense tridimensional.


4- ATITUDE DE MARCA é mais importante do que o discurso de marca.

5- Não é mais campanha e sim HISTÓRIA DO CLIENTE. A agência assume o papel de contador / narrador da história (processo) do cliente.

Citação de Steve Jobs (Apple): “As pessoas não sabem o que elas querem. Você deve dizer o que elas querem”.
















______________________________________

Grupo Newcomm
(Walter Longo)


http://www.gruponewcomm.com.br

“INOVAÇÃO E VANGUARDA NA UTILIZAÇÃO DE MEIOS E FERRAMENTAS”




Muito comentado, Walter Longo foi extremamente feliz em seu discurso. Quem pensava que ele era apenas o assistente do Justos para dizer "Você está demitido" se surpreendeu com a brilhante explanação de idéias. "É uma questão de ótica, não de fibra-ótica foi uma das frases mais simples, diretas e eficientes que ouvi nos últimos anos". Acompanhe a seguir.

Pontos relevantes:

1- Tamanho NÃO é documento;

2- As IDÉIAS fazem a diferença;

3- O cliente NÃO tem sempre razão;


4- O que importa é o MODELO DE NEGÓCIO DIFERENCIADO.

- Novo modelo de buzz: comunicação mouse to mouse cria evangelistas da marca.

- O consumidor também é uma mídia.

- Pessoas querem descobrir as marcas e não ser descobertas por elas.

JORNAL vs TV vs WEB:

- O JORNAL é editável, mas não é instantâneo;
- A TV é instantânea, mas não é editável;
- A internet é instantânea e é editável.

INOVAÇÃO = fazer de um jeito diferente o que os outros fazem igual. É mais uma questão de ótica do que de fibra-ótica.


TECNOLOGIA = jeito de pensar, jeito de se relacionar com o mundo e com as pessoas.
• Para pensar: o jornal não é um produto, é um momento.


FUTURO? Conteúdo Hiper-pessoal.

Exemplo da FAO SCHWARZ:

a criança desenha um personagem; este desenho é escaneado, enviado à FAO SCHWARZ, produzido pela FAO e enviado, de forma exclusiva e personalizada.

Veja o site em: http://www.fao.com





Exemplo de novas mídias: www.parkingstripe.com

Sabe aquelas linhas pintadas para delimitar a área de estacionamento do seu carro em shoppings? Pois bem, agora elas também são mídia.























DEVEMOS:

- resgatar os nativos digitais (DIGITAL NATIVES);
- produzir relação;
- estar atentos à revolução do homem influenciada pela tecnologia.


Você sabe o que é NEXIALISMO? Descubra aqui:
http://walterlongo.com.br/artigos/O_Nexialismo_e_o_Marketing.html


_______________________________________

MAIS ALGUMAS IDÉIAS GERAIS APRESENTADAS
NO EVENTO:

- Medimos a aderência dos indivíduos aos comportamentos, tendências e consumo;
- O novo aparece sempre em pequenos percentuais;
- Atualmente, existe uma forte demanda de customização independente de classe social;
- As reações de consumo independem da classe soc
ial (por exemplo, tendências ao endividamento podem ocorrer tanto na classe AA como na DD);
- Devemos saber quem são as PESSOAS e não o consumidor;
- Sabemos o que já era, não o que será.
























VIVEMOS UM TESARAC


O poeta, autor e compositor Shel Silverstein criou a palavra TESARAC para descrever aqueles períodos da história onde ocorrem mudanças sociais e culturais significativas. Durante a TESARAC a sociedade se torna cada vez mais confusa e caótica, até conseguir se reorganizar. E enquanto isso não acontece, ninguém é capaz de antecipar, com sensibilidade, consistência e precisão, o que virá depois.



+ um site legal pra olhar:
http://www.t3.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário