segunda-feira, 14 de março de 2011

Cursos em 2011/1

Queridos leitores!

Como sempre, publico aqui quando sobra um tempinho.

A postagem de hoje refere-se aos cursos que ministrarei no primeiro semestre de 2011 na FAMECOS/PUCRS.

Começo falando de um curso absolutamente inédito: áudio promocional focado exclusivamente para os profissionais de relações públicas. Será um curso intensivo nas férias de inverno. Não é necessário conhecimentos prévios sobre o assunto. Confira abaixo o conteúdo programático.



1º CURSO DE EXTENSÃO EM ÁUDIO PROMOCIONAL
PARA RELAÇÕES PÚBLICAS



Conteúdo do curso:

ÁUDIO FUNCIONAL
Áudio Funcional versus Áudio Arístico
Os 4 Elementos do Fonograma
Equilíbrio da Imagem Estéreo do Som
Nomenclatura Técnica em Áudio Funcional

O SOM E O SENTIDO
O som como linguagem de Comunicação Social
Fanfarra, Spot, Jingle e AVT
Leitmotiv
Logotipos Sonoros / Sonic Logos
Music Branding / Audio Branding


ETAPAS DE PRODUÇÃO E MERCADO
Pré-produção
Produção
Pós-produção
Roteiro Técnico
Orçamentação
Ferramentas e Meios de Produção Musical

SOUND DESIGN PARA RELAÇÕES PÚBLICAS
Remix
[Re]leitura
Cover
Versão
Mashup
Colagem Sonora
Utilização de Áudio Funcional em projetos de Relações Públicas

DIREITO AUTORAL
Direito Autoral tradicional
Registro e Produção Fonográfica
ISRC
Licenciamento
Novas perspectivas em Direito Autoral
Creative Commons

TRABALHO PRÁTICO: Colagem Sonora e Sound Design conceitual / Audio Branding

Outras informações sobre esse curso
Unidade Promotora: Faculdade de Comunicação Social / FAMECOS/PUCRS
Duração: 18/07/2011 - 22/07/2011
Carga Horária: 40 horas/aula
Segunda-feira: 14h às 18h
Inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min

Público-alvo:
Estudantes e Profissionais de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e demais interessados no tema.

Objetivos:
O curso aborda todas as esferas referentes à utilização do som como ferramenta conceitual e promocional para os profissionais de Relações Públicas.

O curso é inédito e as vagas são limitadíssimas. Portanto, corra e inscreva-se o quanto antes.
Acesse o link oficial do curso na PUCRS clicando aqui.


A outra opção de curso é o já consagrado Curso de Extensão em Produção Musical.



Em 2011 o curso completa 8 edições, sempre com lotação esgotada em tempo recorde (normalmente 2 meses antes do início). Já passaram por esse curso mais de 100 alunos dentre DJs, músicos, amantes da música e comunicadores sociais. Bandas como Horácios, Família Sarará, Efervescentes, DJs do Beco, músicos regionalistas e até religiosos já trocaram experiências neste aprendizado exclusivo que envolve música, comunicação e cibercultura.

Confira abaixo um vídeo sobre o curso.




E também o conteúdo programático e demais informações.

Conteúdo do curso:

O PRODUTOR
O que significa ser um produtor
O que é necessário para ser um produtor
Diferenças entre produtor executivo, fonográfico, musical, A&R,
empresário, investidor e artista

FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO
Hardware + Estúdio de produção
Técnicas e equipamentos
Periféricos
Softwares

ETAPAS DE PRODUÇÃO E MERCADO
Pré-produção
Produção
Finalização
Feedback
Mercado
Estratégias de auto-promoção
Divulgação/Promoção
Gravadoras, majors e selos
Música, cibercultura e redes sociais

JOBS E ELEMENTOS DE PRODUÇÃO
Remix
[Re]leitura
Criação/Produção
Arranjo
Direção musical
A&R

POR ONDE COMEÇAR
Definindo um foco de atuação
Escolha de repertório
Analisando o mercado
Criação da carreira artística

FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO
Assessoria de imprensa
Marketing pessoal
Aprendendo a construir um release eficiente
Elementos auxiliares de divulgação (CD Promo, Book, PDV)

FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO
Veículos eletrônicos
Veículos impressos
Web e veículos alterativos
Como enviar o material e obter resultados
Matéria paga x matéria gratuita
Estratégias de auto-promoção

CONTATOS COM GRAVADORAS E PROMOTORES
Como enviar material para as gravadoras
Booking e agência de dj's
Captando novos clientes (onde e como encontrar)
Patrocínio e Leis de Incentivo Cultural
A&R
Digital releases
Portais musicais

ATIVIDADES PRÁTICAS
Audições comentadas
Elaboração de plano A&R

ESTILOS MUSICAIS ABORDADOS
Rock, rock indie, pop, metal, música brasileira e música eletrônica

Informações Gerais
Unidade Promotora: Faculdade de Comunicação Social
Duração: 03/05/2011 - 21/06/2011
Carga Horária: 24 horas/aula
Terça-feira: 19h30min às 22h30min

Inscrições
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min

Público-alvo:
Estudantes de Comunicação Social, músicos, DJs e demais interessados no tema.

Objetivos:
O Curso aborda todas as esferas referentes à profissão de Produtor Musical e sua relação com a Comunicação Social e cibercultura. Não é necessário conhecimentos prévios sobre o assunto. Serão abordados os seguintes estilos musicais: Rock, Rock Indie, Pop, Metal, Música de Vanguarda e E-music.

Para acessar o link oficial desse curso na PUCRS, clique aqui.






E não deixem de conferir meu novíssimo blog (em inglês) no Tumblr chamado DISCOTECA EPRODUCER. Nele, postarei - sempre que possível - uma série de trabalhos produzidos por mim.
Clique aqui para acessar e boa audição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário