sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bibliografia Musical (Online)

Seguindo nossas dicas, abaixo vão alguns links bacanas para quem deseja pesquisar o universo da música eletrônica e contemporânea:



* POABEAT!

[portal de e-music mais respeitado do RS, apresenta uma série de notícias sobre a cena eletrônica. embora eu esteja sem tempo ultimamente, sou colunista deste portal. Quem quiser ler as minhas colunas, clique aqui]




* REMIXTURES

[blog português - entenda-se de portugal - bacanerremo, recheado de infos legais. muita coisa boa pra ler, ouvir e ver]




* AS PALAVRAS E AS COISAS


[blog da amiga e doutora em cibercultura adriana amaral. constantemente atualizado e em movimento, com certeza TOP 3 para quem deseja ficar informado sobre novidades do universo musical. altamente recomendável]




* FIBERONLINE

[mega-portal brazuca no qual artistas de e-music hospedam suas faixas. além de variado cardápio para audição, possui um blog com excelentes matérias e informações. tenho faixas hospedadas por lá aqui, aqui e aqui. quer ler o que eles já publicaram sobre mim? então vá aqui]



* RRAURL

[portal de e-music paulistano. embora possua tradição, muito cuidado ao ler o que se diz por lá. filtros on em potência máxima. bastante tendencioso e míope, mas vale como fonte de consulta extra]

terça-feira, 21 de abril de 2009

Curso de Produção Musical LOTADO!!!!

É com imensa satisfação que anuncio que pela 4ª vez consecutiva, o curso de produção musical ministrado por mim na PUCRS lotou!!! O mais bacana desse curso é que ele é direcionado tanto para o cara que é expert como para o que não sabe nada (e consegui achar a medida para não ficar nem superficial demais e nem denso demais). Talvez isso explique a grande procura e sucesso!

Abaixo vão as artes dos dois cartazes (dessa edição que já está lotada) e da próxima que ocorre no segundo semestre de 2009 e que, embora já tenha inscritos, ainda apresenta vagas disponíveis.



























Ficou interessado?
Veja abaixo mais infos sobre o curso.


Clique AQUI para ampliar o cartaz da 5ª Edição que ainda tem vagas disponíveis e conheça o conteúdo programático.

Clique AQUI e leia matéria publicada no jornal Zero Hora sobre o curso.

Quero deixar claro que não é cursinho picareta (como muitos oferecidos em Sampa) de "mexer em programas". Sempre explico para os alunos que as ferramentas são bacanas e devem ser conhecidas, agora, achar que dominio do Word faz de alguém um grande escritor é um equívoco tremendo. O mesmo vale para este nosso caso. O curso fornece um panorama geral do mercado musical hoje e ensina como se trabalhar nesse mercado. "Mas e eu que não toco instrumento nenhum, posso fazer?" Logico! Existem diversas áreas de atuação dentro da indústria fonográfica (todas exploradas neste curso) em que se pode atuar independente de tocar um instrumento. Além disso, várias pessoas procuram o curso e tem um único objetivo: tornar-se melhores ouvintes de música. Portanto, as opções são variadas.

Abaixo, mais algumas infos.

Ministrante:
Ticiano Paludo (Produtor musical internacionalmente premiado, sound designer, remixer e professor das disciplinas de "Áudio Publicitário I" e "Atendimento Publicitário" da FAMECOS/PUCRS). Leciona, também na FACCAT/RS.
Profile completo do ministrante, clique aqui.

Objetivos:
Curso que aborda todas as esferas referentes à profissão de Produtor Musical e sua relação com a Comunicação Social e Cibercultura.
Não é necessário conhecimentos prévios sobre o assunto.


Público-Alvo:
Estudantes de Comunicação Social, Músicos, DJs e demais interessados no tema.

Curso com certificado fornecido pela PUCRS e promovido pela FAMECOS - Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.

Quem já passou pela curso?
DJs, produtores, músicos e amantes da música. Integrantes de bandas como Familha Sarará, Efervescentes, Só Creedence, Twiddy, pessoal da música eletrônica, regional, religioso, rock, pop, cover, metal, enfim, uma gama variada e rica de experiências são trocadas em cada edição.

Informações e inscrições para a edição 2009/2, clique aqui.


segunda-feira, 20 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bibliografia Musical - Parte 2

Seguindo as dicas, agora quero sugerir a leitura de algumas publicações relacionadas à música.


* Backstage - www.backstage.com.br
[sou suspeito para falar a respeito da revista em que escrevo. anyway, a backstage é uma das duas publicações mais importantes de áudio do país. enfoca diversos assuntos (tecnologia, hardware, software, produção musical, mercado, direito autoral). numa linguagem acessível, traz matérias e colunas em profundidade. bom para iniciantes e iniciados. recomendo.]




* Áudio, Música & Tecnologia - www.musitec.com.br
[principal concorrente da backstage, segue em um foco parecido, porém é mais técnica. acho um pouco míope em relação à geração digital - a backstage é mais antenada nesse tema - mas eventualmente trás informações interessantes. não é tão acessível quanto a backstage (mais técnica exigindo uma certa bagagem para que se leia sem ficar boiando). a exceção é a coluna do enrico de paoli, sempre bem humorada e com ótimas dicas.]



* Rolling Stone Brasil - www.rollingstone.com.br
[quando soube que a RS t
eria uma edição nacional fiquei super animado. no entanto, a revista é uma decepção completa. extremamente tendenciosa, a grande maioria das matérias que falam de música - e não são muitas - são recheadas de achismos e preconceitos. ainda assim, eventualmente vale a leitura, pelo menos para se interar do que está rolando na cena musical e correr atrás de informações mais confiáveis escritas por pessoas realmente capazes para tal em outras fontes].




* DJ Mag Brasil - www.djmag.com.br
[como grande parte dos veículos especializados em e-music, olha demais para o próprio u
mbigo e de menos para o mundo. esse povo ainda não entendeu que e-music não se resume ao simplismo raves + djs. para quem procura informações sobre e-music, vale a leitura - mas lembre-se de ler de forma bem criteriosa, pois também é recheada de achismos e etnocentrismos].







* Revista Noize - www.noize.com.br

[revista bem bacana aqui de porto alegre. trata principalmente de rock. possui design e linguagem
descolados e sempre está antenada com o que acontece no mundo musical. o único pecado é que muitas vezes é tendenciosa demais, transformando as matérias em "gosto disso, não gosto disso". de qualquer modo, vale a leitura - e o mais bacana é que dá para ler na íntegra em PDF no site].




* Revista Void - www.avoid.com.br
[outra revista gaúcha, uber descolada e uber modernosa. embora não trate apenas de música, quase sempre trás algo interessante relacionado. o problema é que seguido pisa na jaca com os dois pés e escreve umas infantilidades achando que está revolucionando o mundo. lendo com cuidado e filtrando bem as informações, rende um suquinho refrescante. leia com moderação].




* Computer Music - www.computermusic.co.uk

[excelente publicação britânica que aborda música e tecnologia. amo essa revista. existem tres limitações: 1- não é tão fácil de
achar à venda - na livraria cultura às vezes rola; 2- é beeem cara, tipo uns R$ 80,00 por exemplar; 3- se você não lê em inglês, sorry babe. além de matérias atuais e superinteressantes, acompanha um DVD recheado de mimos como samples e demos de softwares. recomendadíssimo.]






* Future Music - www.futuremusic.co.uk

[irmã da computer music, a descrição é idem. mesmos temas, limitações e recomendações da computer music. se puder, leia e compre!]







* NME - New Musical Express - www.nme.com/magazine

[londres é o berço da modernidade mundial. assim sendo, quem deseja ficar por dentro das modinhas e novidades tem obrigação de ler a NME, uma publicação inglesa tradicional e renomada. recomendo mexxxmo!!!].


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bibliografia Musical

Seguidamente meus alunos de graduação me pedem dicas de livros que abordem música, comportamento, cibercultura e cultura pop. Ou seja, música versus comunicação. Como a dúvida é de muitos, montei uma pequena listinha (abaixo) para ajudar os estudantes desesperados. Incluí alguns comentários para descontrair. Bom proveito a todos.


BIBLIOGRAFIA: AUDIO VS CIBERCULTURA E MERCADO POP


* ASSEF, Claudia. Todo DJ já Sambou. São Paulo: Ed. Conrad, 2003.
[estava em sampa quando esse livro saiu e fui um dos primeiros a comprar. possui pecadinhos e uma miopia no mercado paulista - o sul existe, sabia? - mas assim mesmo é uma das poucas publicações nacionais que conheço que tratam do tema DJ, vale ler.]

* BEIGUELMAN, Giselle. Linke-se: arte, mídia, política, cibercultura. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2005.
[comprei esse livro em minha última ida à sampa. bem interessante, boa leitura.]

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo, 2000, Contraponto.
[quem me mostrou esse livro foi o Juremir Machado. acho bacana e atual.]

DOMINGUES, Diana. Criação e Interatividade na Ciberarte. São Paulo: Ed. Experimento, 2002.
[sou suspeito para falar sobre a Diana, pois amo as coisas que ela diz e pensa. quem deseja entender o que diabos é ciberarte - e tem tudo haver com música - deve ler esse livro.]

_________________ (Org). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.

_________________ (Org). Arte e vida no século XXI – Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
[acima mais dois livros organizados pela Diana; leitura interessante.]

FERLA, Marcelo. Música Eletrônica. São Paulo: Editora Abril, 2004.
[respeito é bom, todos merecem, mas vou ter que dizer: o Ferla escreve muita bobagem; esse livro não foge à regra; não é profundo, mas enfim, uma das poucas publicações nacionais que tratam de e-music de gueto.]

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. RJ: Jorge Zahar, 2001.
[autor bacana, livro bacana, leitura bacana.]

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.
[junto com a Adriana Amaral e a Lúcia Santaella, André Lemos é meu xodó. nunca li nada que ele tivesse escrito que não fosse genial e brilhante. esse livro é leitura obrigatória para qualquer pessoa que trabalhe com comunicação social. leia já!]

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

___________. As tecnologias da inteligência. São Paulo: editora 34,
1993.

___________. Cibercultura. São Paulo: ed. 34, 1999.
[podem acusar o Lévy de ser deslumbrado e ingênuo, mas seus livros são maravilhosos e rendem um caldo excelente. recomendo todos os acima.]

MARTIN, George (org.). Fazendo música: o guia para compor, tocar e gravar. Brasília: Editora UNB, 2002.
[o que vou dizer do cara que é meu ídolo dentre os produtores? ora bolas, vá ler, né?]

MOULIN, Raymond. O Mercado da Arte. Porto Alegre: Ed. Zouk, 2007.
[achei esse livro escondido num cantinho e me apaixonei à primeira vista. aliás, a Zouk tem excelentes livros - embora em questão de políticas de divulgação para professores universitários sua nota seja ZERO. mas o livro é excelente, vale muiiiito a pena.]

PALUDO, Ticiano. O Som e o Sentido – Sound Design na Era Contemporânea (ensaio). Porto Alegre, 2007.
[este texto bacana será publicado aqui no blog para download em breve. fiz um mix utilizando conceitos meus e cruzando isso com o livro do Wisnik - ver no final dessa lista. aguardem...]

RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
[embora discorde radicalmente de muita coisa que ele diz e pensa, com certeza o prof. Rüdiger é um dos caras mais fantasticos que já conheci. este livro não é leitura fácil, mas faz um apanhado do pensamento tecnológico, da cibercultura e do pós-humano de forma articulada e com excelentes aplicações práticas envolvendo o campo das artes - no caso da música, ele analisa o Kraftwerk.]

SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo: Ed. Paulus, 2004.

______________. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.

______________. Linguagens Liquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Ed. Paulus, 2007.
[eu simplesmente amo a Santaella. seu texto é fluído, organizado, coerente e base totalmente solida para um trabalho acadêmico-científico. seja na área da semiótica ou da cibercultura, Santaella mata a cobra, mostra o pau e ainda faz sapato com o couro da cobra. leia sem medo de ser feliz. aliás, o Matrizes é excelente para quem deseja trabalhar com música e comunicação.]

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2ª ed.,1999.
[esse livro é referência obrigatória, figurinha carimbada para quem quer estudar música e comunicação. enquanto não publico o meu livro, me parece que este é um dos melhores que existem no mercado. simplesmente divino, maravilhoso.]

WOLTON, Dominique. Internet, e Depois? Porto Alegre: Sulina, 2003.
[tive a grata oportunidade de conhecer pessoalmente o Wolton. figura ímpar, queridíssimo. ok, ele é o oposto polar do Lévy. fazendo um mix entre os dois, chegamos num equilíbrio satisfatório. portanto, se for ler o Lévy, não deixe de ler, também, o Wolton.]

Na sequência, darei mais dicas de bibliografia musical. Até breve.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Perucagem

Voce sabe o que é perucagem? Não??? Então descubra vendo o vídeo abaixo.

Alo, terezinha!

Pois bem... Finalmente tomei vergonha na cara e resolvi criar um blog decente. Espero que os amigos curtam. Abraços e boa leitura.

Ticiano Paludo - eproducer